Gente, todo mundo está falando sobre essa iniciativa linda de doar polvo de crochê, os famosos “polvinhos do amor” para bebês recém nascidos na UTI neonatal de várias cidades por aí. A ideia é que os tentáculos do polvo, sejam similares ao cordão umbilical e assim, acalmem os bebês.
Até agora eu só desenvolvi uma peça, mas ainda não tive a possibilidade de doação. Quando conseguir fazer mais alguns polvinhos entrarei em contato com as pessoas responsáveis pelo projeto e farei a doação também.
Como fazer o polvinho do amor de crochê e onde doar?
Eu separei esse vídeo que ensina como fazer o polvo de crochê, que é super simples e rápido de ser feito, e poderá ajudar muitos bebês a se sentirem mais tranquilos.
Como fazer polvo de crochê para bebê?
Gente, existem inúmeras regras para fazer o “brinquedo”. Algumas delas são:
- Você deve usar linha 100% algodão;
- Os tentáculos precisam ter no máximo 22cm;
- Você não pode usar cola nem apliques plásticos (nem mesmo olhos de segurança)
- Todos os apliques e olhos deverão ser bem costurados;
- O enchimento deverá ser de fibra siliconada;
- O ponto deverá ser bem apertado para a fibra não sair (caso seu ponto seja soltinho, use uma agulha menor).
Considere as regrinhas, mas use a criatividade. Você poderá criar chapéu, flores, gravatas, blush, olhos diferentes ou tudo que a sua imaginação permitir, desde que sejam feitos com linha 100% algodão e bem costurados.
Os polvinhos deverão ser esterilizados pelo próprio hospital. Para doar você poderá entrar em contato com grupos do Facebook específicos da sua região, que estão responsáveis por distribuir para os hospitais que estão cadastrados no projeto ou veja mais informações aqui.
Linhas utilizadas para o amigurumi polvo de crochê
O polvo acima eu fiz com a linha Bella, e ele ficou um pouco menor do que o recomendado. Essa próxima peça abaixo, foi feita com o Barroco 6. Ele fica maior do que o padrão para prematuros, mas serve para bebês maiores. No caso do barroco, eu só utilizo o maxcolor, pois o multicolor (o mesclado) deixa a peça um pouco mais dura.
Com a linha amigurumi, anne e charme, os polvos de crochê ficam em um tamanho ideal. Eu gostei muito de utilizar a amigurumi para os polvinhos do amor pois ela é firme mas não é áspera. Ficou igual a imagem abaixo.
Espero que tenham gostado! E pensem com carinho em fazer o bem sem olhar a quem!
Se você gostou da ideia de ajudar, também pode fazer toucas e cachecóis e doar para pessoas necessitadas! Com certeza também aquecerá o coração de quem precisa de um pouco de calor nesse inverno! Veja aqui algumas ideias de gorros aqui e aqui.
Qual linha você está usando? Usei barroco 6 e ficou muito durinho…
Boa noite Nilciane! Eu já fiz com o barroco 6, e ainda faço. Mas o que acontece é que percebi uma super diferença entre o maxcolor para o multicolor (que tem o degradê). O fio de cor única é bem mais macio.
Eu tenho feito as vezes com o fio amigurumi, e outras vezes com o barroco 4 ou 6. Abraço!!
Oi! Voce usa fio charme simples ou duplo? A Anne usam dupla, mas queria saber se o fio charme é usado duplo ou simples. Tenho usado simples, mas queria ter ouatra opiniao …
Oi Soila, eu gosto de usar ele simples, acho que fica macio e delicado. Porém vai do tamanho que você quer a peça final. Se Quiser maior, faz duplo, se for menor, simples. Abraço!
Fiz com o fio Anne, usando dois fios ficou muito bonito e macio. Ah aumentei o tamanho, adorei o resultado. Abraços
Eu fiz 2 para doação. Esse ano quero confeccionar 10 para doação.