Minha primeira experiência com Amigurumi – como fazer

Querendo aprender um pouquinho de cada coisa sobre o mundo do crochê, decidi saber um pouquinho mais sobre como fazer amigurumi e tentar praticar essa arte também. Por isso fiz duas pequenas pecinhas que encontrei na internet e vou contar um pouquinho sobre essa técnica: como fazer, materiais necessários e algumas dicas de quem está ensinando pra nós em vídeos ou receitas da internet.

Meus primeiros amigurumis e o que eu achei de fazer

como fazer amigurumi minhas primeiras pecas

Para quem quer começar, assim como eu estou começando, entendi que o melhor é você aprender por uma pecinha bem simples, e sem se preocupar tanto em ficar perfeito, pois não ficará na primeira vez, e talvez nem na segunda ou terceira. Como tudo que fazemos, só a prática pode trazer a perfeição que vemos em várias peças lindíssimas por aí.

Eu decidi começar assistindo os vídeos do canal Two Bee, feito pela Bia, que é um amor de pessoa e explica muito bem o passo a passo de cada trabalho facilitando e muitoo o nosso aprendizado.

Primeiro assisti o vídeo 1 de uma série que ela chama de Amigurumi do Zero. Aí então fiz o gatinho (mas gente, realmente não me preocupei em comprar olhinhos, ou até mesmo o enchimento que fiz com restinho de lã, pois eu queria mesmo era ver se eu iria gostar de fazer, sem neura).

Deem uma olhada no vídeo para saber mais e se quiser aprender, é só ir seguindo a série. Ela irá ensinar um coala fofíssimo e depois o gatinho.

Meu segundo bichinho foi a água-viva, que eu ainda não coloquei o elo do chaveirinho nem os olhinhos que quero, mas eu aprendi em uma receita que vi aqui no blog Amigurumi Brasil. É uma receita super simples e curtinha, onde eu já usei um recheio adequado, e fiz os tentáculos um pouco menores do que o ensinado pois eu queria a peça menorzinha mesmo.

E gente, eu ameiiii fazer, estou completamente apaixonada pela arte e já encomendei várias linhas para fazer outras coisas. Eu estou trabalhando com a Anne, e comprei apenas a cor cinza para ser bem versátil e eu poder usar para vários trabalhos diferentes, como o gato, coala ou talvez um ursinho, elegante e a própria água-viva.

Como fazer amigurumi (bichinhos de crochê)?

Então gente, o amigurumi é feito de forma circular, começando sempre com um anel mágico que poderá ter 4, 5, 8 ou o quantos pontos a receita pedir, isso dependerá do tamanho do seu trabalho. Após o anel mágico formado com os pontos necessários, você começará fazendo os aumentos em cada carreira, contando sempre os pontos e as carreiras para não se perder, pois é muitoooo fácil de acontecer. E para finalizar você faz as diminuições para fechar a peça.

Se você se distrai facilmente, sugiro que sempre marque a peça com uma linha de outra cor ou até mesmo com marcadores específicos para amigurumis, como os que a Bia conta no vídeo que postei acima.

O material necessário é o mesmo para que você possa fazer crochê, como linha e agulha, além do enchimento de fibra e os acessórios que são opcionais dependendo da peça, como olhinhos e botões, por exemplo, ou o elo de chaveiro.

O tipo de linha é relativo, eu estou usando Anne, pois fica pequeno e não solta pelo, mas você também pode usar lã acrílico, lã baby, cléa, barroco… Depende mesmo do que você mais gostar.

E as agulhas também variam de acordo com a linha escolhida, você pode seguir a embalagem da linha para escolher o tamanho.

Quais peças posso fazer de amigurumi?

Você pode fazer tudo! Desde pequenos chaveiros, como grandes ursinhos, mordedor, chucalho, almofadinhas, qualquer coisa com esse tipo de trabalho. Comece pesquisando na internet e se inspire, buscando receitas para começar a aprender, assim como vídeos incríveis que estão disponíveis no Youtube com passo a passo super bem feitos.

Espero que o post tenha ajudado a quem, assim como eu, está querendo aprender sobre como fazer amigurumi, desenvolvendo lindas peças!

Leave a Reply