O que preciso para aprender crochê? Dicas para iniciantes

O crochê, ou crochet, é super abrangente quando se trata de tipos de trabalhos e peças. Com ele você pode criar acessórios, peças de roupa, tapetes, almofadas, decorações em geral, mantas, gorros e até mesmo bichinhos para crianças. Com criatividade, técnica e paciência você pode criar qualquer coisa mesmo! Por isso comecei esse hobbie e, para ajudar quem mais quer entrar nesse mundo, fiz algumas dicas para iniciantes de como aprender crochê.

dicas para comecar a aprender croche

Qual o material necessário para fazer crochê e como começar??

Basicamente linha e agulha! Claro que existem centenas de tipos de linha e vários tamanhos e materiais de agulhas, por isso é bom você escolher um tipo e ir desenvolvendo aos poucos antes de ir comprando tudo quanto é coisa.

Lembro que na infância peguei algumas vezes uma agulha fininha com aquelas linhas fininhas também para trabalhar a volta dos panos de pratos, o que também é ótimo para aprender os pontos básicos. Depois disso passei para alguns trabalhos para as minhas Barbies na época e então parei de fazer. Agora quando retornei ao crochê, recomecei com os gorrinhos, aprendendo pelo YouTube mesmo.

Para ver se eu realmente ia curtir esse hobbie novamente, comprei apenas alguns novelos de lã Mollet e uma agulha 4,5mm. Quando vi que realmente estava amando a coisa, aí sim parte para a hora de começar a investir nos materiais, comprar novos novelos com outros tipos de linha e outros tamanhos de agulhas.

Como escolher o tamanho da agulha?

As agulhas são muito abrangentes, cada tipo de linha e trabalho exige um tamanho diferente de agulha. A maioria das linhas sugerem um tamanho padrão na embalagem para você trabalhar, mas com o tempo você vai aprendendo se é realmente confortável para você ou quer aumentar o tamanho da agulha para ter um trabalho mais fofinho, por exemplo… Ou quem sabe diminuir para ter o ponto mais fechadinho? Enfim, isso você vai descobrindo com o tempo…

Mas para você começar, basta usar uma agulha mais fina para trabalhos com linha fina, e mais grossa para fios mais grossos. Você também poderá começar a usar 2 ou 3 fios para ter um trabalho bem fofinho também, e aí usar uma agulha bem maior do que o recomendado na embalagem.

Sobre o preço, as mais comuns são super baratinhas, variando de R$ 3,00 a R$ 5,00. Depois você poderá investir em itens anatômicos, de bambu, plástico e etc, dependendo da sua necessidade e uso.

Veja uma imagem com os tamanhos das agulhas abaixo.

Além dessas, atualmente existem agulhas ainda mais grossas muito usadas por quem trabalha com fios especiais com cabo mais grosso, ou com fio de malha. Você pode encontrar tamanhos que variam do 0,6mm até os 25mm, ou ainda maiores.

Como começar a aprender crochê?

Você deve começar pelo ponto mais básico de todos, a correntinha como essa abaixo. Onde você primeiramente enrola um ganchinho na agulha e vai puxando sempre um novo arco por dentro do anterior com quantos pontos você desejar.

como fazer correntinha

Depois você poderá ir desenvolvendo novos pontos, vendo em tutoriais em revistas, blogs e YouTube. Para quem já quer começar um trabalho, uma das formas mais legais de ir testando novos pontos são os squares. Aqueles quadrados de diferentes cores e pontos que você une formando algo como uma manta, almofada, cachecol…

Esse square abaixo eu comecei para uma capa de almofada. Fiz todo na mesma cor, mas é super fácil de trocar as linhas e fazer algo colorido.

comecar croche com squares quadrados

Vídeo passo a passo para aprender crochê

Aprender crochê é muito mais fácil hoje em dia, pois existem inúmeros vídeos no Youtube que ensinam desde os pontos mais básicos, até as peças mais complicadas. Hoje quero mostrar pra vocês um vídeo bem bacana do canal JNY Crochê, que ensina a fazer crochê do zero com 5 passos. Veja abaixo.

10 Imagens de peças fáceis para iniciantes no crochê

Se você quer inspirações de por onde pode começar, veja abaixo algumas ideias de coisas simples para quem quer começar a fazer crochê. Ideias de: cachecol para cachorro, gorro, flores, porta copo, apoio para tigelas pet e etc.

Espero que as dicas tenham ajudado você a começar e criar gosto por aprender crochê!

5 Responses to “O que preciso para aprender crochê? Dicas para iniciantes”
  1. Lucilene 18/01/2018
  2. crocheclube 19/01/2018
  3. Joyce 11/03/2019
  4. cristina 11/03/2019
  5. Cristina 26/04/2019

Leave a Reply