Categoria: Amigurumi

Polvinho do amor – polvo de crochê

Gente, todo mundo está falando sobre essa iniciativa linda de doar polvos de crochê, os famosos “polvinhos do amor” para bebês recém nascidos na UTI neonatal de várias cidades por aí. A ideia é que os tentáculos do polvo, sejam similares ao cordão umbilical e assim, acalmem os bebês.

Até agora eu só desenvolvi uma peça, mas ainda não tive a possibilidade de doação. Quando conseguir fazer mais alguns polvinhos entrarei em contato com as pessoas responsáveis pelo projeto e farei a doação também.

Como fazer o polvinho do amor de crochê e onde doar?

Eu separei esse vídeo que ensina como fazer o polvo de crochê, que é super simples e rápido de ser feito, e poderá ajudar muitos bebês a se sentirem mais tranquilos.

Gente, existem inúmeras regras para fazer o “brinquedo”. Algumas delas são:

  • Você deve usar linha 100% algodão;
  • Os tentáculos precisam ter no máximo 22cm;
  • Você não pode usar cola nem apliques plásticos (nem mesmo olhos de segurança)
  • Todos os apliques e olhos deverão ser bem costurados;
  • O enchimento deverá ser de fibra siliconada;
  • O ponto deverá ser bem apertado para a fibra não sair (caso seu ponto seja soltinho, use uma agulha menor).

Considere as regrinhas, mas use a criatividade. Você poderá criar chapéu, flores, gravatas, blush, olhos diferentes ou tudo que a sua imaginação permitir, desde que sejam feitos com linha 100% algodão e bem costurados.

Os polvinhos deverão ser esterilizados pelo próprio hospital. Para doar você poderá entrar em contato com grupos do Facebook específicos da sua região, que estão responsáveis por distribuir para os hospitais que estão cadastrados no projeto ou veja mais informações aqui.

O meu polvo eu fiz com a linha Bella, e ele ficou um pouco menor do que o recomendado. Então a próxima peça será com barroco 6 ou farei um pouco mais de aumentos.

Espero que tenham gostado! E pensem com carinho em fazer o bem sem olhar a quem!

Se você gostou da ideia de ajudar, também pode fazer toucas e cachecóis e doar para pessoas necessitadas! Com certeza também aquecerá o coração de quem precisa de um pouco de calor nesse inverno!

Chaveiro Mickey e Minnie de crochê – amigurumi

Bom para presentear e fácil de fazer, são os amigurumi chaveiros do Mickey e da Minnie. Eu me inspirei em algumas imagens da internet e meus chaveirinhos ficaram assim:

Basta você fazer uma bolinha metade preto, e metade vermelho ou rosa, mais 2 bolinhas quase completas pretas para a orelhinha. As bolinhas da calça do Mickey pode ser de feltro ou de crochê (com um círculo de 6 pontos).

chaveiro mickey e coracoes

Na imagem acima, vocês podem ver o chaveiro junto de dois corações chaveiro também (comentei aqui).

O Mickey e a Minnie ficaram com aproximadamente 5cm em linha Anne preta e rosa ou vermelha. Para finalizar basta colocar elos ou outro tipo chaveiro e certificar-se de as argolinhas estão bem fixas para que não caiam.

Esperam que tenham gostado! Conte aí o que você achou, e dê suas críticas, opiniões e sugestões.

Ursinho de crochê com cachecol – linha Anne dupla

Olá amores! O post de hoje é sobre o segundo amigurumi que fiz de cabeça. Um ursinho de crochê muito fofo, feito com muito amor para presentear uma grande amiga.

O amigurumi desse urso, ficou com aproximadamente 25cm e foi feito com linha Anne bege em fio duplo e agulha 2,5mm. Criar o ursinho não foi difícil, pois usei várias imagens de inspiração, porém trabalhar com o fio duplo para mim foi mais complicadinho pois senti que forcei bem mais o pulso. O trabalho fica um pouco mais pesado, igual quando trabalhei com a linha duna.

Além da linha bege número 7684, utilize também o branco e preto para fazer os olhinhos e o verde 2656, que é bem candy color e super delicado.

O cachecol eu fiz a primeira carreira de correntinhas, a segunda de 3 pontos altos, depois 2 correntinhas (pulando 2 espaços) e pontos altos novamente. E finalizei com mais uma carreira de pontos baixos para deixar a peça um pouco mais firme.

3 Receitas grátis de ursinho amigurumi:

Quem também quer fazer um urso de crochê pode criar sua própria receita ou escolher entre as inúmeras receitas grátis e pagas que estão disponíveis por aí. Então separei 3 receitas grátis de urso amigurumi para quem desejar:

Amigurumi Teddy – Amigurumi brasil

Totalmente em português, essa receita do Teddy é super simples e ótima para presentear as crianças.
Receita aqui.

Amigurumi Urso principe – Red Heart

Essa receita é super fofa, de um ursinho com coroa de príncipe. E se você quiser, com alguns acessórios a mais pode se transformar em uma princesa.
Receita aqui.

Urso Polar – Ravelry

No site Ravelry, encontrei esse urso polar super decorado com buquet de flores e roupinhas. Uma receita muito linda, um pouco mais complicada do que as anteriores, mas que vale a pena ser feita. Logo logo vou tentar!
Receita aqui.

Coelhinha amigurumi – Tipo almofadinha coelha de crochê

Oiii gente! Estamos aqui para falar de mais uma receita amigurumi de Páscoa, uma de almofadinha coelha tipo naninha muito fofa! É uma receita gratuita do Los Productos de Ruca’s.

Essa coelhinha amigurumi foi feita com linha Anne (da Círculo) simples (um fio apenas) e agulha 1,5mm. As cores escolhidas foram o Anne brilho prata com fio amarelo 9368 e o corpinho na cor 1112 que é quase branco. Eu utilizei enchimento siliconado em toda a peça e ela ficou com um tamanho total de 27cm.

Eu não tenho certeza do tempo total que utilizei para fazer tudo, pois fui fazendo aos poucos e assistindo televisão 🙂 Mas deu aproximadamente 4 horas.

Espero que tenham gostado! Para ver outros coelhos e se inspirar para a Páscoa, veja aqui e aqui.

Amigurumi Naninha para bebês – como fazer de naninha de crochê?

Hoje vou falar sobre um naninha que eu fiz para minha sobrinha mais nova no Natal. Esse amigurumi naninha para bebês pode ser feito tanto com linha Anne como Duna, mas é importante que seja com linha 100% algodão.

Receita de naninha para bebês de crochê:

Essa peça de crochê é um bebê, com corpinho, rostinho e uma touca, que pode ser feito na cor que você quiser. A receita pode ser encontrada no blog Lanas & Ovillos e lá foi feita na cor azul, mas eu fiz rosinha para presentear a Luísa.

Minha gordinha fofa com seu amigurumi naninha

O naninha de crochê que eu fiz ficou com aproximadamente uns 25cm. Eu não medi na época, então se eu lembrar eu meço depois :D.

Eu fiz com a linha Anne rosa escuro 3678 e o bege para a pele com olhinhos bordados com linha preta. Quando se trata de bebê, temos que usar olhinhos de segurança bem firmes ou fazer um bordado de forma que não escape para que não haja perigo.

Outro tipo de naninha para bebês de crochê:

Existem outros tipos de naninha também, como aqueles que possuem um tecidinho e uma cabeça de bichinho, que pode ser um cachorrinho, ursinho, uma princesa, gatinho ou o que você decidir que será legal fazer. Então separei um vídeo de um naninha fofíssimo de cachorrinho para quem quiser fazer diferente do meu. A receita está em espanhol, mas possui o passo a passo para seguirmos.

Espero que tenham gostado do post! Comenta aí e nos diga o que achou!